Google se aventura comprando Startup's na campo da robótica

O robô vencedor, da equipe Shaft

O Google anda paracendo a Coca-cola, se é bom, eles compram! Desta vez a gigante anda investindo em robótica. Leia mais na matéria abaixo.

Uma startup japonesa adquirida recentemente pelo Google venceu um desafio de robôs realizado nos Estados Unidos neste sábado (21). Para se sagrar campeã, a Schaft teve que derrotar o Atlas, um andróide criado pela Boston Dynamics, outra empresa comprada pelo Google.

A competição da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas de Defesa (Darpa, na sigla em inglês) reuniu 16 equipes dos EUA, Japão e Coreia do Sul. A ideia é identificar o humanoide mais apto a atuar no resgate de seres humanos.
Os robôs das equipes foram testados em desafios como o de conduzir veículos, subir escadas, abrir portas, andar em terrenos acidentados, remover objetos, perfurar um muro, fechar válvulas e desenrolar e enrolar uma mangueira.
O Schaft foi o melhor em quatro das oito provas, o que lhe conferiu 27 pontos de 32 possíveis. Com isso, ficou sete pontos a frente do Atlas, desenvolvido pela Boston Dynamics, mas que rodava um sistema da IHMC Robotics, empresa que atuou na competição.

Desenvolvido pela NASA o Valkyrie
tem quase 2 metros de altura e pode ir a Marte.
O Schaft pesa 95 kg e tem altura de 1,48 m. O robô bípede foi criado por estudantes da Universidade de Tóquio.
Já o Atlas é um exemplar de uma série de robôs da Boston Dynamics. Um deles é o Cheetah (leopardo, em português), capaz de correr a uma velocidade de 46,6 quilômetros por hora.
Outro deles é o WildCat (gato selvagem), que reproduz vários movimentos de animais quadrúpedes. Já o LS3 atua como um animal de carga. A equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) também competiu com um Atlas, mas com modificações próprias.

Já o robô desenvolvido pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o Valkyrie, amargou o último lugar com outros dois, o Chiron, da Kairos Autonomi, e Mojavaton, de estudantes e professores da Universidade de Mesa, no Colorado.
O Androide da Nasa tem 1,9 m de altura, pesa 125 quilos e é descrito como o “super herói robô” por Nicolaus Radford, líder do projeto do robô no Centro Espacial Lyndon Johnson, da Nasa.
Essa foi a primeira competição desse tipo que o Valkyrie participou. Segundo a Nasa, o desenvolvimento de robôs como ele podem levar a androides auxiliarem humanos em explorações espaciais, como a desejada chegada do homen a Marte. (Fonte/G1)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usei e recomendo - Celular LG X335 Dual SIM

Ônibus semi-expresso - de que serve se não passa? - Jornada para se trabalhar

Jurassic World - Trailer Oficial | Universal fez surpresa e adiantou o lançamento