Semestralidade no Ensino Público do DF - Exemplo de burrice!

Escrevo esta postagem com um extremo e sincero sentimento de irritação - e olha que é difícil eu me irritar - vamos então as motivos.
No começo de meio do mês de janeiro a Secretaria de Educação do Distrito Federal, veio com um proposta estranhamente inovadora para a educação pública no DF. A ideia é implantar sistemas de Ciclos e Semestralidade em cada série. Assim o aluno teria uma divisão entre as matérias de exatas e as humanas, sendo que em todos os Ciclos existiriam as disciplinas de Português e Matemática, coisa que sempre existiu em todas as séries até a conclusão do Ensino médio. Então começamos por aí a falta de imaginação da Secretaria.
Eu ja fui aluno da Rede Pública do DF. Estudei, era e ainda sou terrível em Matemática. Fico pensando no que seria para os alunos que não se relacionam muito bem com a matéria, ter um semestre todo com números e números, o mesmo com os que teriam dificuldade com matérias das áreas de Humanas. Se ja não fosse difícil para um aluno regular o aprendizado e passar para a próxima série no fim de ano, ele teria segundo o novo sistema que permitiria um acúmulos de matérias, passando o aluno para o próximo Ciclo (assim como nos acostumamos em alguns casos na Faculdade) recuperar essas matérias para fechar o Ciclo.
O que eu digo, como ex-aluno, BURRICE! Burrice vinda do órgão que deveria esbanjar inteligência no DF. A Secretaria de Educação é falha e agora comandada pelo Sr. Denilson Costa, que quer porque quer a implantação desse sistema descabido para os estudantes até o Ensino Médio.
Sinceramente, se eu fosse Governador ja teria demitido e feito o Sr. Denilson Costa voltar para a escola e testar na pele o que seria em prática o sistema que ele tanto parece amar. Um absurdo que foi reprovado pelo Conselho de Educação do DF - CEDF e pela maioria dos professores.

O Sr. Denilson Costa, dentro da sua demonstração clara de FALTA DE INTELIGÊNCIA, quer iniciar o maldito sistema de semestralidade agora, pra já no dia 14 de fevereiro, quanto começa o ano letivo. Não existiu nem sequer um treinamento aos professores para trabalhar dentro do burro sistema. Mas o Sr. Secretário de Educação parece achar que o treinamento provavelmente não é importante.

Amigos leitores, me decepciono com muitos exemplos vindos da administração pública aqui no DF, mas essa foi uma facada, e facada funda na minha mente. Porque sei o que é ser um aluno de Rede Pública, e conheço a realidade atual de muitas escolas. Talvez o Sr Secretário queira aparecer, dizer que o órgão que comanda está fazendo alguma coisa realmente útil para os estudantes. Mas estudante sabe e não sente no seu dia a dia a atuação da Secretaria de Educação. Entra ano e sai ano e o ensino e as 'condições de ensino' permanecem as mesmas. Não existem evoluções e em plena Capital do Brasil existem escolas carentes de estrutura e materiais.

O Sistema de Ensino atual funciona, queria até dizer que é perfeito...mas aí seria muito... ele é quase perfeito e bem planejado. Mas seres como o Sr. Denilson Costa querem provocar mudanças aplicando métodos que podem definhar um sistema estabelecido. E digo aqui...Sr. Denilson, vamos usar aquilo que chamamos de cérebro e traçar planos para a melhoria do ensino no DF através da VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR, REFORMA TOTAL E CONSTRUÇÃO DE NOVAS ESCOLAS, FORNECIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INVESTIMENTO NA INFORMATIZAÇÃO DAS ESCOLAS. Direcione as suas verbas e aplique onde existe a real carência, onde estão os problemas e não em ideias que podem comprometer o costume de aprendizado. Se a Secretaria de Educação quer demonstrar trabalho, que o faça com o mínimo de inteligência e não com a vergonha e as falhas que ocorrem todos os dias.
FALEI! 

Comentários

Postar um comentário

Olá, bem vindo! Comente, critique é a sua hora!

Postagens mais visitadas deste blog

2012 rendendo! Axe o desodorante do fim do mundo

Ônibus semi-expresso - de que serve se não passa? - Jornada para se trabalhar

Assisti! Jurassic World