Henry Ford não era míope em marketing. E a razão da tinta preta.
Caros colegas, amigos e criaturas que venham a ler este post,
Hoje vamos falar do mundo automobilístico e principalmente Henry Ford, o criador da montadora Ford. Ja ouvi muitos professores do nosso curso falarem sobre uma suposta miopia em marketing no pensamento de Henry. Bem estou aqui para defender o cara que foi um dos maiores responsáveis pelo sucesso da indústria no mundo e que em sua mente podia se passar tudo, menos uma miopia referente ao mercado. As ideias de Henry iam muito além de seu tempo e revolucionaram as formar de se construir e vender carros.
Henry Ford e o Sweepstakes |
Voltando no tempo um pouquinho, só para um pequeno apanhado histórico, o jovem Henry começou seu interesse pelo automóvel assim que foi descoberta a gasolina em 1893, antes disso ele ja consertava as maquinas na fazenda de seu pai e em seguida foi para Detroit, onde começou a trabalhar como mecânico e a colocar suas ideias em prática, em 1899 fundou a Henry Ford Company. O primeiro veiculo de sucesso construído por ele dentro de um quarto, foi o "Quadriciclo Ford" por volta de 1902 que tinha um motor de 2 cilindros e 4 cv de potência. Ford derrubou a parede para sair com o veiculo em vez de desmontar seu invento!
Porém nesse período Ford não tinha sócios, pouco dinheiro e foi a falência em menos de um ano. Mas isso não foi problema para a geniosa mente de nosso amigo. Por volta de maio de 1901 Henry e mais cinco pessoas iniciaram a construção de um carro de corrida para participação no Detroit Driving Club, o veiculo batizado de "Sweepstakes" foi testado nas ruas da cidade e apenas com 26 cv conseguiu alcançar os 115 Km/h. O projeto foi um sucesso e atraiu novos sócios, foi o próprio Henry quem pilotou o carro durante o evento.
Pronto, ali começou oficialmente o sucesso da Ford. Em 1903 foi fundada a Ford Motor Company, por Henry e mais 11 pessoas. O primeiro modelo foi o Ford "A" que teve cerca de 1.700 unidades produzidas apenas nos 15 primeiros meses da Ford. Desse período em diante os numeros da empresa só subiram. Entre 1903 e 1908 foram produzidos dezenove modelos diferentes de carros e o mais famoso foi o "Ford T". O T era um simpatico carrinho que conseguia alcançar os 100 km/h numa época em que a média de velocidade era de 15 Km/h e foi considerado um modelo barato e rapidamente se tornou popular. Henry Ford foi pioneiro a construir uma linha de montagem para a produção de veiculos. O processo garantia rapidez e em 1913 a Ford ja conseguia fabricar 800 carros por dia. Henry considerou que se cada funcionário fosse responsável por uma parte especifica na construção do veiculo isso traria mais agilidade e mais produtividade, facilitando o trabalho e aumentando a produção.
A Ford andava tão bem que apenas depois de dois anos passados da crise de 1929 foi que a empresa sentiu os efeitos negativos. Teve que aumentar as horas de trabalho e baixar salários. Mas essa realidade não durou muito, pois em 1934 Ford lançou o motor V8 e voltou aos lucros.
A polêmica da tinta preta
Agora é vem a questão. Ford não produzia apenas carros pretos. Com a adoção da linha de montagem uma rapidez era exigida, e a tinta que tinha a secagem mais rápida era justamente a tinta preta. Henry realmente gostava da cor, mas esse não foi o motivo principal da adoção. Naqueles tempos a Ford produzia 1 carro a cada 98 minutos e se todos são da mesma cor, o processo de pintura não necessitava da construção de diversas estufas para secagem. Os carros podiam ser pintados dentro do mesmo ambiente sem o risco da tinta se misturar com outra de cor diferente. Isso também representou uma significativa economia durante o processo e convenhamos, carro ainda era novidade a cor importava muito menos ao consumidor do que o fato de ter um veiculo em sua garagem, então por mais que fosse de gosto de alguns ter um veiculo de cor diferente este motivo não incomodou em nada a produção e venda dos modelos. HENRY FORD era o CARA!!
Só para terminar, não se sabe quem inventou o carro primeiro, porém o titulo de " Pai do automóvel" ficou Carl Benz, por ter registrado a patente de um carro a gasolina. O Triciclo Benz tinha 2 lugares a atingia 13 km/h.
cara! Que massa. Ford é o rei.
ResponderExcluir