Usei e Recomendo - Nokia Asha 302

Voltando! Ja devem ter reparado que os meus reviews são uns "clássicos" de aparelhos que em muitos casos nem são mais produzidos. No entanto, é possível acha-los facilmente no mercado, na maioria usados e em alguns casos novos.

Como o meu Blackberry Bold estava dando uns chiliques, foi atrás de um outro aparelho que tivesse um teclado Qwerty. Me veio na memória e depois na pesquisa, o Nokia Asha 302. Lembrando que essa séria Asha da Nokia começou a aparecer no Brasil lá pelo fim de 2011 e ainda hoje tem aparelhos em linha.

Vamos ao bicho;
O 302 é um celular de bom tamanho, cabe no bolso, é bonito e lembra um pouco os designs da linha E, como o E71 e E72. Ele é mais redondinho, não tem o acabamento tão bom quanto os celulares da linha E. Ele não é um celular dos mais top, mas entre o baixo preço se faz uma boa opção. O Nokia Asha 302 não tem GPS, mas traz para a nossa alegria, 3G, mp3, Wifi, Rádio, Bluetooth e uma ótima navegação na web pelas conexões tipo HSDPA e HSUPA.

A tela tem uma qualidade aceitável, a câmera é de 3,2 Megapixel, sem flash. Com essa resolução, só funciona legal em ambientes bem iluminados mas está lá para quebrar o galho. O interessante é a capacidade dela filmar em qualidade VGA (640x480), qualidade que editando direitinho, da até para jogar alguma coisa no Youtube, como aqueles videozinhos caseiros; da vovó caindo, da criança se melando com a papinha. O legal é que o 302 vem com um processador de 1Ghz, o que faz o sistema rodar tranquilo, sem travamentos.

O Sistema Operacional é o S40, que não é lá essas coisas, mais permite que você instale vários aplicativos, como o quase obrigatório "Whatsapp". Embora, por algum motivo, no meu não funcionem bem, ele ja vem preparado para o acesso as redes sociais, como o Facebook e Twitter através de aplicativos pré instalados. Caso você não consiga utilizar as redes por meio desses aplicativos, pode baixar novos ou ainda usar o Navegador Opera Mini, que vem substituindo os navegadores nativos da Nokia.

A bateria tem uma boa duração, mas pode ser prejudicada ou funcionar de forma estranha se o 302 que você possuir for de algum dos lotes em que a mesma veio folgada. Isso mesmo! Fiz algumas pesquisas e descobri que o Nokia Asha 302 tem esse problema. O que tenho em mãos, se sacudir, da para ouvir ela bater de um lado para o outro dentro do celular.

Com essa falha, a bateria pode não carregar direito, o celular pode ligar e desligar sozinho, enfim, o desempenho de carga fica afetado. A SOLUÇÃO que encontrei, foi deixar o espaço mais justo. Nada como um gato, um pedaço de papel dobrado em cima da bateria, entre ela e a tampa traseira praticamente sanou esses problemas.

Quase completo, para quem quer um aparelhinho que caiba no bolso, rápido para digitar e ainda usar a web, o Asha 302 é uma ótima opção.

Jeff Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usei e recomendo - Celular LG X335 Dual SIM

Ônibus semi-expresso - de que serve se não passa? - Jornada para se trabalhar

Jurassic World - Trailer Oficial | Universal fez surpresa e adiantou o lançamento