Fogo em Taguatinga - Incêndio no Top Mall


A Defesa Civil do Distrito Federal interditou o prédio onde funciona o Top Mall, em Taguatinga, que foi atingido por um incêndio na manhã desta segunda-feira (12). Segundo o subsecretário de Operações da Defesa Civil, Sérgio Bezerra, o centro de compras só vai poder funcionar novamente depois que forem feitas as obras necessárias.

O G1 procurou a administração do Top Mall, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.

“A Defesa Civil interditou toda a edificação, onde houve rompimento de estrutura, caiu laje, o incêndio chegou a 900 graus e uma agência bancária foi totalmente queimada. A interdição vai ocorrer até que se façam as devidas correções”, disse Bezerra.

Segundo ele, o calor no interior do prédio ainda era grande durante a tarde, por isso não era possível avaliar os riscos. O subsecretário afirmou que parte da estrutura ainda pode ceder, depois que as paredes e ferragens esfriarem.
A Defesa Civil informou que o incêndio atingiu a fiação elétrica, as estruturas metálicas, provocou queda de reboco das paredes e de revestimento. Dois dos três andares foram atingidos.

Segundo Bezerra, como os danos foram grandes, a previsão é que o Top Mall permaneça fechado por pelo menos um mês.

Os bombeiros informaram que até as 17h os peritos ainda não haviam conseguido entrar no local para investigar as causas do incêndio devido ao calor. O fogo foi controlado às 11h desta segunda-feira, mais de quatro horas depois do pedido de socorro, que ocorreu às 6h50. Como o shopping ainda estava fechado, ninguém se feriu, segundo a corporação.

Segundo os bombeiros, a fumaça atingiu todo o prédio, mas o fogo ficou concentrado no primeiro andar, onde houve destruição de lojas. Mesmo após controlarem as chamas, a corporação permaneceu no local, para combater possíveis novos focos de incêndio.

O major Luciano Monteiro Guimarães, comandante dos bombeiros na operação, afirmou que a estrutura do edifício, com poucas áreas de ventilação para saída da fumaça, dificultou o trabalho de combate ao incêndio.Esse é o segundo incidente desse tipo no mesmo shopping em pouco mais de um mês.

No dia 29 de junho, houve um princípio de incêndio no terceiro andar, depois que um caixa eletrônico pegou fogo. Funcionários do posto do Na Hora que funciona no Top Mall foram dispensados por causa do forte cheiro de queimado. Ninguém ficou ferido.

Em 2012, o shopping também precisou ser fechado por outros problemas no prédio. Em abril do ano passado, o shopping foi interditado depois que a Caesb confirmou que a água do edifício estava imprópria para consumo por estar contaminada por coliformes fecais. Em uma semana, 62 pessoas que trabalham no local passaram mal. O prédio só foi liberado após a limpeza da caixa d'água e de uma nova vistoria da Caesb.
Em setembro de 2011, o posto do Na Hora que funciona dentro do shopping também foi fechado por causa de um cheiro de esgoto que se espalhou pelo local.
A Administração de Taguatinga informou que o Corpo de Bombeiros aprovou o projeto de proteção contra incêndio do prédio. Ainda segundo a administração, o shopping tem alvará de construção e a última vistoria feita pela Defesa Civil no local foi em 29 de junho, quando houve outro incêndio. Na ocasião, foi constatado que o fogo não causou dano à estrutura do prédio. (Fonte/matéria: G1)

Comentários

Postar um comentário

Olá, bem vindo! Comente, critique é a sua hora!

Postagens mais visitadas deste blog

2012 rendendo! Axe o desodorante do fim do mundo

Ônibus semi-expresso - de que serve se não passa? - Jornada para se trabalhar

Assisti! Jurassic World